Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Projeto apresenta concerto na comunidade Second Life

Cantora baiana é atração na rede que possibilita acompanhamento em telão no TCA e por meio virtual
O projeto Conversas Plugadas recebe na próxima semana a cantora baiana Reis e o compositor e produtor italiano Aldo Brizzi para um concerto no Second Life, comunidade virtual em 3D. De um lado o público real acompanha o show por meio de uma tela, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), e do outro o público virtual conectado em todo o mundo. A iniciativa é do TCA com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

O show acontece segunda (21), a partir das 20h, e o acesso é gratuito. Reis e Brizzi realizam um seminário nesta quinta e sexta (17 e 18), das 15 às 17h, no foyer da Sala do Coro. A intenção é introduzir os participantes no mundo de Second Life e suas técnicas de comunicação. Pioneira na combinação entre mídias e comunicação global, Reis foi a primeira cantora brasileira a realizar um show na rede. Virtualmente conhecida como Reis Alter, ela fez a estreia em janeiro de 2008 e já realizou mais de 200 shows no formato.

Aldo Brizzi nasceu na Itália em 1960 e estudou na Universidade de Bolonha. Foi diretor principal do Ensemble of Ferienkurse, na cidade alemã de Darmstadt (1990-94), e regeu importantes orquestras na Itália, Alemanha, México, Portugal, Moldávia, Romênia, entre outros países. Reis e Aldo apresentam em 3D o mesmo trabalho que eles mostram nos shows ao vivo, uma mistura de new trip-hop, bossa nova e pós-clássica, unidos pela suave voz de Reis. Mas as luzes e o cenário são bem diferentes do show realizado no palco tradicional.

Segundo informações da Agecom, a apresentação no Second Life utiliza projeções de videoarte para criar um complexo e fascinante cenário e desenho de luzes sem usar os comuns holofotes. Os figurinos também são uma atração, com grande impacto visual. Uma das peças é feita de cinco metros quadrados de seda branca, que vira uma tela vestida por Reis, onde cores e imagens se misturam e se fundem ao “cenário multimídia”. Leia mais aqui. (Foto: Conexão Vivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário